Fotometria – Os três pilares da fotografia – ISO, Obturador e diafrágma

Fotometria – Os três pilares da fotografia – ISO, Obturador e diafrágma

O que que é a fotometria?

A fotometria é a junção do ISO, diafragma e do obturador. Essas três variáveis controlam a quantidade de luz que vai se transformar na sua foto.

O ISO, controla a sensibilidade do sensor, o diafragma, controla a quantidade de luz que vai chegar ao sensor da câmera e o obturador, controla por quanto tempo essa luz vai ficar exposta no sensor da sua câmera. Essas três variáveis eu costumo de chamar de tripé da fotografia, pois dominando esse assunto é que você vai conseguir fazer fotos incríveis.

Como se descobre quanto de cada um dos pilares eu utilizo pra tirar boas fotos?

Dentro da maioria das câmeras modernas, existem um componente chamado fotômetro, que mede o quanto que está refletindo de luz de uma cena que você está fotografando.

Você aponta sua câmera para a cena e dá um leve toque no botão de disparo, com isso, o fotômetro vai conversar com as configurações que você estabeleceu nos três pilares (ISO, obturador e diafragma) e te dizer se pra a configuração está entrando mais luz, ou menos luz que o ideal.

Você tem que interpretar esse fotômetro de acordo com o resultado de fotografia que você deseja.

O fotômetro estar marcando zero não significa dizer que esse é o correto e a verdade absoluta sobre uma boa foto, você deve interpretar de acordo com o que se espera na sua fotografia.

Chamamos de foto subexposta quando o fotômetro está marcando valores negativos, ou seja, a esquerda do zero, as imagem ficam mais escuras, já para valores positivos, chamamos de foto superexposta, é quando a imagem fica muito clara. Na imagem acima podemos entender bem como funciona o fotômetro da câmera.

Para escolher bem qual ISO, obturador e diafragma utilizar para ter uma foto perfeita, primeiro você tem que analisar bem a sua intenção com aquela foto, se você quer congelar, vai colocar um obturador mais rápido, se você que focar mais no seu assunto, coloca um diafragma mais fechado, o ISO a mesma coisa, isso que é interpretar o fotômetro.

O controle absoluto dos três pilares (ISO, diafragma e obturador) só é habilitado quando colocamos a câmera em modo manual, por isso, com câmera que tem essa opção, conseguimos fotos com mais personalidade.

ISO

Como eu citei acima, o ISO é um dos pilares da fotografia, ele faz parte de uma das três variáveis principais que vão controlar a luz de sua fotografia, e como sabemos a fotografia significa, escrever com a luz.

ISO é uma sigla que significa ‘International Standarts Organization’. Ele nada mais é que o controle de sensibilidade do sensor da câmera. Quanto maior o ISO, mais o sensor da câmera fica sensível a luz, quanto menor o ISO menos sensível a luz fica o sensor.

O ISO é um pilar que diferencia uma câmera da outra, pois os outro pilares em todas as câmeras não mudam.

Quanto mais alto o ISO, mais granulada ficará sua foto, por isso é indicado maneirar na utilização do ISO, mas é importante lembrar que não vale a pena perder uma foto só porque vai usar o ISO muito alto, use sem pena e registre seu momento, ter a fotografia na mão vale mais a pena que deixar de fotografar.

O ISO em modo geral serve como um compensador de luz, para ser utilizado como coringa na hora de regular os outros pilares (diafragma e obturador).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

FAZER ORÇAMENTO